VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática

UFSCar, 15-19 de julho de 2013

Aos Convidados e Participantes do VI Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática

 

É com grande prazer que o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE com  áreas em Ensino de Matemática e Ensino de Física, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, organiza no período de 15 a 19 de julho de 2013 a 6ª edição do Colóquio de História e Tecnologia – HTEM (http://htem2013.dm.ufscar.br), que comemora 10 anos desde a sua 1ª edição em 2002, realizado na UERJ, na cidade de Rio de Janeiro. O evento é também uma realização do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Matemática – INCTMAT/CNPq que aprovou a proposta e os objetivos do evento.

 

O VI HTEM recebeu grande apoio do Departamento de Matemática DM, do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – CCET, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação – PROPG, e inclui na sua programação a atividade curricular do Curso de Mestrado Profissional para Professores do PPGECE, o Workshop de Inverno em que os professores/alunos apresentam resultados de pesquisa em Ensino, este ano aberto também para os alunos do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT.

 

O HTEM constitui um espaço importante de discussão para trazer o ambiente de pesquisa para os professores que atuam no Ensino Básico, valorizando sua atividade profissional e proporcionando momentos de formação continuada em contato com pesquisas de nível internacional. A proposta dos temas e a estrutura do evento receberam apoio de associações científicas, Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC, Sociedade Brasileira de História da Matemática – SBHMAT, assim como de projetos importantes para o Ensino e Difusão da Matemática como o Projeto Klein de Matemática, em português - SBM/CAPES e o projeto internacional "Mathematics of  Planet Earth", que no ano de 2013 celebra o Ano Internacional do Planeta Terra, promovendo eventos especiais sobre a Matemática do Planeta Terra.

 

Registramos aqui agradecimentos devidos a todos que colaboraram para realizar o evento, principalmente à comunidade de pesquisadores e professores que apoiam o evento, contribuindo e participando para aperfeiçoar este espaço de estudo e compartilhamento de experiências e de ideias, o que consolida as ações iniciadas nas primeiras edições do HTEM na Área de Ensino de Matemática e de Formação de Professores de Matemática, com ênfase na articulação dos componentes de História, Tecnologia, Ensino e Conteúdos de Matemática.

 

A organização agradece o apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP (Projeto 2013/07505-0) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES do Ministério de Educação – MEC (PAEP 3291/2013-99).

 

A Comissão Organizadora

São Carlos, Julho de 2013.

 

 

Texto Resumido de apresentação do VI HTEM

 

O Colóquio de História e Tecnologia no Ensino de Matemática foi organizado pela primeira vez em 2002, em Rio de Janeiro, como iniciativa de um grupo de professores e pesquisadores para criar um espaço de discussão dos problemas de Ensino de Matemática nos diversos ambientes da educação, num cenário de crescente presença da tecnologia nos meios educacionais e dos resultados de pesquisas sobre o papel da História da Matemática na formação de professores.

 

Desde então, o Colóquio vem sendo organizado a cada dois anos, sendo o último evento realizado de 25 a 30 de julho de 2010, em Recife, PE. O ano de 2012 marcou os 10 anos do HTEM, mas a celebração deste marco foi adiada para 2013, tendo em vista a realização em julho de 2012 do XII ICME (International Congress on Mathematical Education) do ICMI-IMU em Seul, Coréia do Sul.

 

O HTEM vem construindo ao longo dos últimos anos o espaço idealizado desde o início, em que professores e pesquisadores podem atualizar e compartilhar seus conhecimentos, descobertas e experiências, articulando os componentes: História, Tecnologia, Ensino e Matemática.

 

            A programação científica foi composta de palestras plenárias e convidadas, mesas redondas, apresentações orais e via pôster, minicursos e oficinas sobre os temas:

  • T1- Formas de Ensino da Matemática na presença de tecnologia: educação presencial e à distância, ensino e aprendizagem em ambiente interativo, educação inclusiva, etc.;
  • T2- Instrumentos Tecnológicos e Programas Computacionais em ambientes virtuais de Ensino da Matemática;
  • T3- Planejamento e execução de tarefas e atividades com uso da Tecnologia;
  • T4- Avaliação de aprendizagem em ambientes virtuais ou não com uso da Tecnologia;
  • T5- Integração da História da Matemática no ensino frente a novas Tecnologias;
  • T6-A História e a Tecnologia na Matemática do Planeta Terra: palestras, minicursos, exibição, etc., que evidenciem a matemática que o estudo do planeta Terra traz para divulgação, com ênfase no papel da tecnologia nesse estudo.

As propostas de trabalhos submetidas para o evento passaram pela análise científica do mérito por membros da Comissão Científica de forma anônima.

 

A programação do VI HTEM incluiu ainda:


  • Mesa Redonda sobre o The Klein Project for 21st century, do ICMI-IMU com participação do Projeto Klein de Matemática, em português (SBM-CAPES);
  • Painel sobre Matemática do Planeta Terra (evento vinculado ao projeto internacional  Mathematics of Planet Earth);
  • Mesa Redonda sobre Formação de professores com domínio da tecnologia para ensino e aprendizagem de Matemática.

 

Comissões científicas e de trabalho do VI HTEM

 

Comissão Diretora Internacional:

 

Desde sua 4ª realização, no Rio de Janeiro, em 2008, o HTEM conta com Comissão Diretora Internacional permanente para o evento, integrada por pesquisadores de renome internacional que apóiam os princípios do Colóquio e trazem perspectiva internacional e ajudam a manter o foco nos temas do mesmo:

 

Michèle Artigue (U. Paris Diderot, França)

Masami Isoda (U. Tsukuba, Japão)

David Tall (U Warwick, UK)

Evelyne Barbin (U. Nantes, França)

Fidel Oteiza (Chile)

João Bosco Pitombeira de Carvalho (UFRJ, Brasil)

Gert Schubring (UFRJ, Brasil, U. Bielefeld, Alemanha)

Luiz Carlos Guimarães (UFRJ, Brasil)

 

 

Comissão de Programação Científica, do VI HTEM:

 

Yuriko Yamamoto Baldin (UFSCar, coordenadora)

Franck Bellemain (UFPE)

Eleni Bisognin (UNIFRA)

Marilena Bittar (UFMS)

Humberto Bortolossi (UFF)

João Bosco Pitombeira de Carvalho (UFRJ)

Tânia Maria Mendonça  Campos (UNIBAN)

Maria Elisa Esteves Lopes Galvão (UNIBAN)

Ducinei Garcia (UFSCar)

Victor Giraldo (UFRJ)

Veronica Gitirana (UFPE)

Maria Alice Gravina (UFRGS)

Luiz Carlos Guimarães (UFRJ)

Pedro Luiz Aparecido Malagutti (UFSCar)

Francisco Roberto Pinto Mattos (CAP/UERJ, CPII)

Sergio Nobre (UNESP)

José Antonio Salvador (UFSCar)

João Carlos Vieira Sampaio (UFSCar)

Tânia Schmitt (UnB)  

Gert Schubring  (UFSCar)

Wladimir Seixas (UFSCar)

Aparecida Francisco da Silva (UNESP)

Nelson Studart (UFSCar)

 

Comissão Organizadora Local:

 

Yuriko Yamamoto Baldin (Coordenadora)

João Carlos Vieira Sampaio

José Antonio Salvador

Jean Piton Gonçalves

Guillermo Antonio Lobos Villagra

Ivo Machado da Costa

Pedro Luiz Aparecido Malagutti

Paulo Antonio Silvani Caetano

Roberto Ribeiro Paterlini

Ducinei Garcia

Alessandra Riposati

Waldeck Schutzer