ANAIS DO VI CONGRESSO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA (VI HTEM)

ISBN 978-85-8215-036-8

Universidade Federal de São Carlos - 15 a 19 de julho de 2013

Relação de trabalhos aceitos, e artigos completos aceitos pela comissão científica


Apresentações orais curtas

 

LINK

AUTOR(ES)

TÍTULO

 

OCT1-01

Adriana da Paixão Santos – UESB, Carmem Virgínia Moraes da Silva – UESB

Funcionalidade de Softwares Leitores de Tela a partir de uma WebQuest interdisciplinar

 

OCT1-02

Cleber Dias da Costa Neto – UFRJ, Victor Augusto GiraldoUFRJ

A comunicação matemática em fóruns de discussão no Moodle: a experiência no Colégio de Aplicação da UFRJ

 

OCT1-03

Camila Rezende de Oliveira – PPGED/UFU, Anderson Oramisio Santos – PPGED/UFU, Guilherme Saramago de Oliveira – PPGED/UFU

Uma Proposta para Uso dos "Groupwares" como Ferramenta para a Aprendizagem de Matemática no Curso de Pedagogia

 

OCT3-99

Dosilia Espirito Santo Barreto – Universidade Bandeirante Anhanguera

Funções com Poesia e Tecnologia (Novo Telecurso e o software Graphmática)

 

OCT1-05

Ms. Everton Soares Cangussú Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, João de Deus Mendes da Silva Universidade Federal do Maranhão

O ensino de sequências de recorrências na Educação Básica com o auxílio de linguagem de programação

 

OCT5-38

Neide da Fonseca Parracho Sant’Anna – Colégio Pedro II

O ensino de frações como preparação da passagem da Aritmética à Álgebra

 

OCT1-07

Luana Quadrini da Silva, Suely SchererUFMS

Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais e o Uso do Software Klogo: Uma Análise das Estratégias Utilizadas na Construção de Quadrados

 

OCT1-08

Bruno Vianna – Colégio Pedro II e Pref. Municipal de Duque de Caxias, Fábio Luís – Colégio Pedro II e Colégio Liceu Franco-Brasileiro, Luiz Amorim Goulart – Colégio Pedro II e Colégio Naval

O Cálculo no Ensino Médio para o Ensino Médio, vamos analisar?

 

OCT1-09

Marcio Vieira de Almeida, Sonia Barbosa Camargo Igliori – PUC-SP

Elementos Teóricos e Indicações de Abordagens de Ensino para Conceitos do Cálculo Diferencial e Integral

 

OCT5-39

Leticia Rangel – UFRJ, Victor Giraldo – UFRJ, Nelson Maculan – UFRJ

Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo – Estabelecendo Relações

 

OCT2-20

Jorge Cássio C. Nóbriga – UnB e Fac. Jesus Maria José – FAJESU, Gilberto Lacerda Santos – UnB, Bruno Santos Ferreira – UnB e MEC, Renan de Lima – MEC, Luís Cláudio L. de Araújo – UniCEUB

GGBOOK: Uma Plataforma que Integra os Ambientes Texto e o GeoGebra num Ambiente Virtual de Aprendizagem

 

OCT1-15

Sérgio Freitas de Carvalho, Suely SchererUFMS

Tecnologias Digitais e Aulas de Matemática: Um Estudo Sobre o Uso da Lousa Digital

 

OCT1-12

Márcio da Silva Dourado, Humberto José BortolossiUFF

Geometria Espacial e Projeções em Perspectiva com o Uso do Computador: Uma Proposta Interdisciplinar para o Nono Ano do Ensino Fundamental

 

OCT6-41

José Antonio Salvador, João Carlos Vieira Sampaio – DM-CCET-UFSCar

Sobre a Matemática das Medidas no Planeta Terra: Dos gregos às novas tecnologias

 

OCT1-42

Afonso Henriques – Universidade Estadual de Santa Cruz, Rogério Serôdio - Universidade da Beira Interior - UBI - Covilhã, Portugal.

Intervenção de tecnologias e noções de registros de representação no estudo de Integrais Múltiplas na licenciatura em Matemática

 

OCT1-13

Márcia Rodrigues Notare, Maria Alice Gravina – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática / IMUFRGS

A Formação Continuada de Professores de Matemática e a Inserção de Mídias Digitais na Escola

 

OCT2-21

Liliane Rose Refatti, Eleni Bisognin – UNIFRA, UNIFRA

Uma Sequência Didática para o Estudo de Transformações Geométricas com o Uso de Recursos Computacionais

 

OCT3-23

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Luciane dos Santos Rosenbaum PUC-Rio/PUC-SP, PUC-SP

Experiências com ensino de Matemática mediado por tecnologias em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo

 

OCT1-SS

Ana Isabel de Azevedo Spinola Dias, Antonio Esposito Junior, Reginaldo Demarque – UFF, Depto de Física e Matemática

Incorporação de mídias eletrônicas na aprendizagem de Matemática

 

OCT5-36

Francisco Regis Vieira Alves – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará

Uma discussão de artigos envolvendo propriedades da sequência de Fibonacci apoiada na tecnologia

 

OCT3-26

Marinaldo Felipe da Silva – Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Evanízio Marinho de Menezes Júnior –UFAM

Uma Inovação no Ensino – aprendizagem de Matemática na Escola Municipal Rural Henrique Dias no Distrito de São Carlos no Baixo Madeira no Município de Porto Velho - RO

 

OCT3-25

Marinaldo Felipe da Silva – Universidade Federal de Rondônia – DEPMAT/UNIR, Claudemir Miranda Barboza – Universidade Federal de Rondônia –PROFMAT/UNIR

Uma Proposta de Atividades sobre Funções Afins e Quadráticas para Educação de Jovens e Adultos com uso do Software Graphmática

 

OCT3-31

João Calixto Garcia – E. E. Pres. Arthur da Silva Bernardes

Construção de Cônicas com Software de Geometria Dinâmica

 

OCT3-33

Thiago Barcelos Castilhos – PROFMAT-UFF, Dirce Uesu Pesco – UFF

Possibilidades pedagógicas para a introdução de fractal no ensino básico e formação de professores

 

OCT1-04

Danilo Eudes Pimentel, Yuriko Yamamoto BaldinUFSCar

O mestrado profissional como componente transformador na prática do professor da escola básica

 

OCT3-29

Graziele Souza Mózer, Humberto José Bortolossi – UFF, UFF

Para que Servem Os Números Irracionais? Investigações em Aritmética e Geometria com O GeoGebra

 

OCT5-37

Leandro Silva Dias, Gerard Emile Grimberg – Instituto de Matemática – UFRJ, Instituto de Matemática – UFRJ

A relação entre álgebra e geometria, o exemplo histórico de Arthur Cayley

 

OCT1-16

Wladimir Seixas – UFSCar, Thaisa Alves Pianoschi – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Visualização de funções complexas via padrão de cores

 

 

Minicursos e oficinas

Massami Isoda

OFICINA

dbookPro for the innovation of the board and textbooks in classroom (tradução simultânea de Yuriko Baldin emPortuguês)

Juracélio Ferreira Lopes


MINICURSO-T1-01

Estudo das cônicas por meio da definição unificada e a utilização do GeoGebra

Humberto J. Bortolossi

 

OFICINA-T3-02

Funções Trigonométricas, Som e Análise de Fourier com o GeoGebra

Gerard Emile Grimberg

 

MINICURSO-T5-05

O estatuto do diagrama na história da matemática

Renato J. Costa Valladares

 

OFICINA-T1-01

Matemática na universidade; por que tanta reprovação?

Maurício de Moraes Fontes

MINICURSO-T1-02

 O Software GeoGebra como ferramenta para investigar conceitos de Geometria

Leticia Rangel

 

OFICINA-T5-04

Números Racionais – discutindo barreiras entre pedagogia e conteúdo

Francisco Regis Vieira Alves

MINICURSO-T5-04

A noção de integral generalizada: sua exploração apoiada na tecnologia e sua significação no contexto histórico

Maria Deusa Ferreira da Silva

 

OFICINA-T5-05

Resignificando o Teorema de Pitágoras com o uso do GeoGebra...

 

 

Pôsteres

LINK

AUTORES

TÍTULO

 

POT1-01

Alberto Barbosa Maia, Ana Laura Barbosa Maia – Universidade do Estado do Pará - UEPA

Matemática Inclusiva: Matemática e Surdez Superando Barreiras e Facilitando o Aprendizado

 

POT1-04

Marcos Hirota Magalhães, Maria do Carmo de Sousa – UFSCar

Produção de Sentidos e Significados de Estudantes do Ensino Médio sobre o Conceito de Volume

 

POT1-05

José Ribamar Penha Lindoso – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, João de Deus Mendes da Silva – Universidade Federal do Maranhão

Uma proposta de ensino da geometria na educação básica usando vetores

POT2-07

José Genilson da Costa, Kátia Cilene da Silva – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA

Utilização do Software Graph como Auxílio no Ensino das Funções Polinomiais do 1º e 2º Graus

 

POT3-08

Aparecida Patrícia Roberto Marchioni – PROMAT UFSCar, Márcio de Jesus Soares – UFSCar/ São Carlos

Uso da Tecnologia no Ensino da Matemática Financeira

 

POT3-10

Estela Aparecida Fernandes – UFSCar, Márcio de Jesus Soares (orientador) - UFSCar

Geometria, Modelagem e Código de Barras na Construção de Luminárias

 

POT3-11

Gilberto Gil Fidelis Gomes Passos – UFRJ-PROFMAT, Diego Tranjan Viug – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO-PROFMAT)

Geometria das Cônicas

POT3-12

Eliane de Paula Hutt, Vanice Inês Folgiarini Perin, Teodora Pinheiro Figueroa , Eliane De Bortoli Fávero, Maico Fernando Wilges Carneiro – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco

Proposta de um Objeto de Aprendizagem para o Ensino de Porcentagem

 

POT3-13

Paulo Sérgio AdamiPROFMAT-UFSCar

Fractais no Ensino Médio: Uma sequência didática

 

POT4-14

Paulo Masanobo Miashiro – Universidade Bandeirante Anhanguera, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão – Universidade Bandeirante Anhanguera

O estudo da função seno com o software Cabri-Géomètre II

 

POT5-15

Fabricio Eduardo Ferreira – Universidade Estadual Paulista – Câmpus São José do Rio Preto

Ensino e aprendizagem de poliedros regulares via teoria de Van Hiele com Origami

 

OCT2-19

 

Bárbara Paula Bezerra Leite, Luciana Maria de Souza Macêdo, Juscelândia Machado Vasconcelos – Universidade Regional do Cariri – URCA, Universidade Regional do Cariri – URCA

A Utilização do Software Geogebra no Ensino de Geometria

 

POT1-AA

Juliana Bauer de Oliveira, Yuriko Yamamoto Baldin - Universidade Federal de São Carlos

A Geometria Analítica com recursos multimídia: uma proposta didática para Ensino Médio

OCT3-27

Greiton Toledo de Azevedo  CEPAE/UFG, Luciana Parente Rocha CEPAE/UFG

O Uso do Software HAGÁQUÊ como Perspectiva Avaliativa do Processo de Ensino-Aprendizagem em Geometria Plana

POT1-55

Fabrício Menezes Netto da Silva - Universidade Federal de São Carlos

Jogos no processo de ensino e aprendizagem de Probabilidade

 

POT5-16

Maria Deusa Ferreira da Silva – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB

Os Métodos para calcular áreas e volumes de Eudoxo e Arquimedes: um olhar sob a perspectiva histórica fazendo o uso das novas tecnologias

POT5-17

Roberta Botignolo Alves – Universidade Bandeirante Anhanguera, Aparecida Rodrigues Silva Duarte -- Universidade Bandeirante Anhanguera

Representação Decimal: História, Dificuldades e o Uso da Calculadora.

POT6-19

Rose Mary Caldo – Universidade Paulista - UNIP

A Álgebra Elementar de Francisco S. Alves, 1914

 

OCT1-11

Marinaldo Felipe da Silva – Universidade Federal de Rondônia de Rondônia, Rodrigo Ruiz Brasil – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia

Modelagem Matemática nos Anos Iniciais da Educação Básica

OCT1-18

Guilherme C. R. da Silveira, Ulisses Dias, Francisco R. P. Mattos; Marta F. Barroso – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; UFRJ; Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira e Colégio Pedro II; UFRJ

As Tecnologias Possíveis: uma Análise do Pró-Letramento Matemática em Minas Gerais

 

OCT1-XX

Vilmar Andrade do Nascimento, Francisca C. Soares Reis – Colégio Militar de Brasília, Colégio Militar de Fortaleza

Personagens da História da Matemática atuando como Mediadores Virtuais no Contexto do Objeto de Aprendizagem Math City

OCT2-22

Priscilla G. R. Amaral, Dirce Uesu Pesco, Humberto J. Bortolossi – UFF

Softwares Matemáticos e Estatísticos para Tablets: Uma Primeira Análise

OCT3-30

Henrique Aparecido Maurício – IF Sudeste MG – Câmpus Juiz de Fora

Alguns métodos numéricos na resolução de equações

 

OCT5-35

Douglas Gonçalves Leite, Jansley Alves Chaves – UNESP-Rio Claro, UFRJ UFRJ

As Soluções do 10º Problema de Apolônio por Viète, Poncelet e Plucker

 

POT1-ZZ

Mateus do Nascimento –PROFMAT-UFSJ, Silvio Antônio Bueno Salgado – UFSJ

Uma Demonstração do Teorema de Euler para Poliedros Convexos via Geometria Esférica